

Riscos Agrícolas
O agronegócio é um dos principais setores da economia brasileira e vem crescendo ao longo dos anos. Esse importante feito é consequência do aumento na área plantada com as principais culturas e, principalmente, dos investimentos em máquinas, equipamentos e tecnologias e, desse modo, do aumento da produtividade no campo.
Mesmo com esse papel tão importante no cenário econômico nacional, tem fator de risco alto comparado a outras atividades econômicas: o caráter biológico da produção, a dependência das condições climáticas e a alta variação dos preços são alguns desses fatores. Inclusive em anos de safras recordes, eventos climáticos de abrangência regional afetam os produtores, podendo causar expressivas perdas em suas plantações e em seu lucro.
O produtor rural que não possui nenhum tipo de seguro não tem garantias de reparação de danos. Nesse caso, o produtor diminui os investimentos para não ficar tão vulnerável financeiramente.
Por isso, para a proteção apropriada dessas atividades, é fundamental que os produtores rurais conheçam e avaliem os seguros disponíveis no mercado, as coberturas oferecidas, os métodos de apuração dos prejuízos e da indenização na eventualidade de prejudiciais episódios climáticos, os riscos excluídos e os procedimentos que devem ser adotados quando ocorrer um sinistro.
O Seguro Rural é uma das principais garantias para se manter o investimento na produção e a competitividade no agronegócio, mesmo que haja perda patrimonial ou que a safra não seja a esperada, promovendo, assim, a administração racional de custos e recursos produtivos.